Interpretação e produção de charges

Texto da professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).

No primeiro contato será explicado aos alunos que o tema a ser desenvolvido tem a finalidade de trabalhar um gênero pouco conhecido por eles, mas frequentemente presente em jornais, revistas, televisão e outros meios; para tanto será necessário familiarizar os alunos com o conceito charge.

Foram expostos na TV multimídia algumas charges com diferentes temas. A proposta desta atividade é trabalhar a interpretação oral, coube a professora conduzir as perguntas, instigar os alunos a observar o conteúdo, o tema e fazer inferências. Depois de devidamente analisadas oralmente as charges os alunos, em equipe, fizeram a interpretação escrita da charge publicada no “Jornal da Manhã” do dia 27/04 , página 02.

Após as interpretações devidamente corrigidas, era preciso que os alunos entrassem em contato com textos referentes as charges trabalhadas. Nesta etapa os alunos receberam os textos e depois de lê-los tiveram que relacioná-los com as charges vistas.

A próxima atividade, também desenvolvida em grupo, consistia na escolha de uma notícia ou fato de âmbito nacional ( sobre um tema a ser escolhido pelo grupo) e outra local (tema escolhido pelos alunos: a fugas de detentos da carceragem de Jaguariaíva) para produzirem charges. 





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.