Interpretação e produção de charges
Texto da professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).
No primeiro contato será explicado aos alunos que o tema a ser desenvolvido tem a finalidade de trabalhar um gênero pouco conhecido por eles, mas frequentemente presente em jornais, revistas, televisão e outros meios; para tanto será necessário familiarizar os alunos com o conceito charge.
Foram expostos na TV multimídia algumas charges com diferentes temas. A proposta desta atividade é trabalhar a interpretação oral, coube a professora conduzir as perguntas, instigar os alunos a observar o conteúdo, o tema e fazer inferências. Depois de devidamente analisadas oralmente as charges os alunos, em equipe, fizeram a interpretação escrita da charge publicada no “Jornal da Manhã” do dia 27/04 , página 02.
Após as interpretações devidamente corrigidas, era preciso que os alunos entrassem em contato com textos referentes as charges trabalhadas. Nesta etapa os alunos receberam os textos e depois de lê-los tiveram que relacioná-los com as charges vistas.
A próxima atividade, também desenvolvida em grupo, consistia na escolha de uma notícia ou fato de âmbito nacional ( sobre um tema a ser escolhido pelo grupo) e outra local (tema escolhido pelos alunos: a fugas de detentos da carceragem de Jaguariaíva) para produzirem charges.
Foram expostos na TV multimídia algumas charges com diferentes temas. A proposta desta atividade é trabalhar a interpretação oral, coube a professora conduzir as perguntas, instigar os alunos a observar o conteúdo, o tema e fazer inferências. Depois de devidamente analisadas oralmente as charges os alunos, em equipe, fizeram a interpretação escrita da charge publicada no “Jornal da Manhã” do dia 27/04 , página 02.
Após as interpretações devidamente corrigidas, era preciso que os alunos entrassem em contato com textos referentes as charges trabalhadas. Nesta etapa os alunos receberam os textos e depois de lê-los tiveram que relacioná-los com as charges vistas.
A próxima atividade, também desenvolvida em grupo, consistia na escolha de uma notícia ou fato de âmbito nacional ( sobre um tema a ser escolhido pelo grupo) e outra local (tema escolhido pelos alunos: a fugas de detentos da carceragem de Jaguariaíva) para produzirem charges.
Comentários
Postar um comentário